Esta pesquisa-ação focaliza a Educação Física no contexto da Educação Infantil. Justifica-se pela necessidade da ampliação de estudos e pesquisas sobre a educação de crianças pequenas (0 a 5 anos) acerca das experiências formativas relacionadas à cultura corporal, especialmente, de trabalhos que compreendam as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura, bem como, reconheçam a importância da linguagem corporal e das práticas corporais como patrimônio cultural que ganha significações nos diferentes contextos e influenciam a constituição identitária dos sujeitos. Entre os objetivos propostos, estão a intenção de analisar o que revelam as narrativas infantis sobre a relação entre a formação de identidades e cultura corporal, e reconhecer as representações das crianças sobre as práticas corporais tematizadas na instituição de Educação Infantil. O estudo se concentra nos campos teóricos dos Estudos Culturais e do Multiculturalismo Crítico, pretendendo constituir-se como uma intervenção político-pedagógica. Adota uma abordagem qualitativa e terá como lócus duas escolas municipais de São Paulo. Utilizaremos para efeito de registro e produção de dados, instrumentos como diário de bordo, gravador de áudio, câmeras filmadora e fotográfica, celular e outros recursos que permitam registrar todas as etapas previstas no cronograma, principalmente, as narrativas infantis sobre suas próprias aprendizagens no que concerne às práticas corporais na Educação Infantil. Tomando a infância como campo teórico de natureza interdisciplinar, pretendemos realizar uma análise multirreferencial, mas que considera e dialoga, especialmente, com a teorização pós-crítica. Esperamos produzir uma investigação consistente que evidencie a importância das práticas corporais no contexto da educação infantil e defender o currículo cultural em lugar dos currículos convencionais.